Os Segredos da Decupagem | Dicionário Cinematográfico

A Decupagem é uma das principais e mais antigas técnicas cinematográficas existentes. O termo começou a ser usado no cinema na década de 1910, com a padronização da realização dos filmes. A partir daquele momento, se fez necessária a utilização de um instrumento de trabalho, o “roteiro decupado” ou “roteiro técnico”, que refere-se ao último estágio do planejamento do filme, em que todas as indicações técnicas como posição e movimento de câmera, lentes a serem utilizadas, a composição da mis-en-scene e o cenário, são previamente estudadas. Todos esses elementos precisam ser dispostos e organizados para facilitar o trabalho da equipe, incluindo atores, diretores de fotografia, diretores de arte e demais departamentos técnicos.

Hoje, bons diretores tem total domínio da decupagem dos roteiros de seus filmes, utilizando-os para desenvolver todos os elementos narrativos e assim transmitir ao espectador uma completa imersão na história contada. Um filme bem decupado ganha ritmo e fluidez, além da possibilidade de melhor exploração da direção de arte, figurino e cinematografia que terão suporte e direcionamento para criar um unidade fílmica que agregue à obra.

Acompanhe o Artecines em todas as Redes Sociais

Facebook: https://www.facebook.com/artecines

Twitter: https://twitter.com/artecines

Instagram: https://www.instagram.com/artecines/

Letteboxd: https://letterboxd.com/femesmo/

 

Fontes bibliográficas

AUMONT, Jacques e MARIE, Michel: “Dicionário teórico e crítico de cinema”, Papirus Editora, Campinas, 2003, p. 71.

BAZIN, André: “O que é o cinema”. Editora Brasiliense, São Paulo, 1991.

BURCH, Noël: “Práxis do cinema”. Editora Perspectiva, São Paulo, 1969, pp. 11-12.



Apaixonado por música tanto quanto por cinema, comecei a minha cinefilia com minha mãe indo ao cinema para ver os filmes dos Trapalhões e do Jean-Claude Van Damme. A paixão veio forte quando assisti a Jurassic Park, com toda aquela esplendor visual mesclado com a trilha de Johh Williams. Hoje com a ajuda do Spotify detenho uma playlist com todas as trilhas sonoras que me marcaram e me fazem amar o cinema cada dia mais. Minha trilha preferida? Do filme Uma Lição de Amor de 2011.


'Os Segredos da Decupagem | Dicionário Cinematográfico' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Images are for demo purposes only and are properties of their respective owners.
Old Paper by ThunderThemes.net